quarta-feira, 6 de abril de 2011

GNU/Linux = Liberdade

O conceito de liberdade é um dos preceitos fundamentais da Declaração Universal dos Direitos Humanos; aliás, o termo Liberdade é repetido diversas vezes nos artigos da Declaração. Mas, por que no mundo virtual este direito não está assegurado? Grande parte dos usuários domésticos utilizam o Windows como seu sistema operacional, da Microsoft. Richard Stallman e Linus Torvalds foram aqueles que deram o ponta pé inicial para reverter o abuso cometido por empresas de software proprietário, disponibilizando um sistema operacional (GNU/Linux) que respeita os direitos à liberdade e ao cooperativismo entre os usuários.


Hoje, poucas pessoas levam isso em conta quando compram um desktop, notebook, netbook ou até mesmo um smartphone, para todos essas máquinas existem opções de softwares livres que garantem desempenho ao usuário. Um bom exemplo é o  Android OS, da Google. Opção ao iOS, do Iphone. Segundo o site Info, da revista Exema, o Android  tem um futuro promissor, já se tornou o OS para smartphone mais popular nos EUA.


Considero Richard Stallman o "pai" revolucionário do software livre, e Linus Torvalds a "Mãezona".   Stallman  é quem apontou as questões éticas, morais e de liberdade. Já Torvalds é apaixonado, fundamental na criação do núcleo Kernel, e o defende com unhas e dentes.  Quer entender de forma divertida a "Família Software Livre", assista este vídeo.


Seguem outros vídeos que mostram  a eficiência, opinião de especialista e versatilidade  da plataforma Linux!



Opinião de especialista.


Mobilidade.


Eu sou usuário do Software Livre, e você? Comente.

Um comentário:

  1. eu uso linux, mas o unico problema, é que existem softwares que eu não largo mão, que infelizmente são feitos pela microsoft e que por ser feito pela microsoft, nunca sera licenciado ou tera uma versão para Linux, pelo fato dele ser livre, pelo simples fato de que o linux tem uma licença que permite que modifiquem, o medo da microsoft, é a pirataria, a ideia de desenvolver programas de com um codigo que é aberto traz o risco de pirataria pra eles

    por este motivo, softwares feitos pela microsoft, ou jogos, nunca terão versão para linux

    enquanto os softwares livres de programas não chegarem ao nivel igual ou melhor do que os da microsoft, eu vo ter que continuar no windows, infelizmente

    ResponderExcluir