terça-feira, 12 de abril de 2011

Iniciante Linux


Você quer experimentar o Linux? A primeira dica é: comece pelo Ubuntu. Hoje ele é a distribuição mais "fácil" para quem está iniciando no mundo do Pinguim! Este link vai levá-lo ao site oficial para download do Ubuntu.

Escolha a versão do processador da sua máquina:  32 bits = i386 ou 64 bits = amd64.

Em seguida escolha a opção Torrent ou link ISO (Imagem do sistema operacional), não sabe o que é torrent? Clique no link para aprender como baixar esse tipo de arquivo.

Uma das grandes vantagens do Linux é que você não precisa apagar o Windows da sua máquina! Para isso basta fazer dual boot, uma forma de instalar os dois OS lado a lado. Com o ISO baixado e queimado em um CD, agora vamos instalar. O processo é bem parecido com a instalação do Windows, só que bem mais rápida...este tutorial ensina como fazer.
ATENÇÃO: Faça um backup dos seus arquivos. Fique atento na hora de PARTICIONAR a HD, se apagar os arquivos de sistema do Windows você perde tudo, cuidado!

Obs.: Caso não queira dar dual boot na sua máquina, você pode instalar o Ubuntu em um pen-drive,  em uma máquina virtual ou até mesmo rodar o Sistema no próprio CD, mas essas dicas são assuntos para outro post.

Antes que você envie um comentário: "poxa, o layout  é bem básico, sem muitos efeitos visuais".
Peço que assista aos vídeos a seguir e conheça alguns exemplos de como personalizar o seu Linux, são inúmeras possibilidades, inclusive deixá-lo com o visual do MAC OS.




Bem, acho que com isso demos o pontapé inicial. Não sou um usuário avançado do Linux, mas estou à disposição para ajudar.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário