quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Quem é Gilberto Kassab?


Se a política fosse levada a sério pelos brasileiros, em especial o cidadão paulistano. Seria natural que houvesse desconfiança por parte do eleitor, ao receber a notícia de que seu candidato a prefeito em 2004, José Serra, escolhesse Gilberto Kassab seu vice-prefeito. E dois anos depois o então prefeito eleito surpreendesse os seus eleitores, ao abandonar o cargo para concorrer as eleições presidenciais. Contrariando o compromisso de campanha, registrado em cartório, de permanecer na prefeitura até o fim do mandato.

Por que Kassab? Em uma aliança partidária, na ocasião entre PSDB E PFL(atual DEM), obrigou o partido eleito a distribuir cargos de confiança aos políticos da base aliada. Este seria um dos motivos que levou Kassab ao posto de vice de Serra. Um upgrade na carreira, se considerarmos a votação pouco expressiva nas duas vezes (1999 a 2007) em que foi eleito deputado estadual. No primeiro mandato, o mais controverso, "conciliou" o cargo de deputado estadual com o de secretário de planejamento no governo de Celso Pitta em 1999.

Denunciado pelo Ministério Público Estadual, Kassab ainda responde à justiça por enriquecimento ilícito, quando estava a frente da secretaria de planejamento e era responsável por elaborar e executar o orçamento da cidade - Isso significa que, nos escândalos que envolvem Pitta e Maluf, Kassab está mergulhado até o pescoço nas denúncias de corrupção e improbidade administrativa.

As acusações de maior repercussão na época, foram às de desvios de recursos do Fura-Fila e de compra superfaturada de frangos para às escolas municipais (episódio classificado como frangogate). Pitta e seu padrinho, Maluf, que dispensa comentários, já receberam condenações parciais sobre esses crimes, entretanto, Kassab ainda não. Atualmente pesa sobre ele a acusação de irregularidade nos contratos com a empresa que faz a inspeção veicular na cidade, a Controlar. São fatos que fariam qualquer cidadão minimamente consciente rever as preferências políticas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário