segunda-feira, 1 de setembro de 2008

As velhas políticas

A impressão que eu tenho é que estamos em pleno Coronelismo. Naquela tempo, famílias influentes se beneficiavam da incompetência do Estado para formar suas oligarquias regionais, e que até hoje atuam. Grupos familiares ou não, que detêm por "concessão" do governo o direito e a liberdade de expor as próprias vontades, seguindo ou não as leis.



Um nome enigmático dessa realidade, que não poderia deixar de apresentar é o então defunto; Antônio Carlos Magalhães (ACM), muito conhecido por sinal. Ele é exemplo típico das oligarquias históricas instauradas no país, "cuidou" da Bahia como se fosse quintal de sua casa. Truculento e xucro, é responsável por grande parte da injustiça, miséria e descaso dessa região.



Surpreende-me São Paulo que ainda possuir práticas similares. Correntes políticas ideológicas instaurada aqui, políticos que se declaram competentes e sérios, mas lá si vão 20 anos, pouco se fez com relação aos problemas em habitação, saúde, transporte. Por que acreditaríamos, que com mais quatro anos, resolveriam definitivamente esses problemas? Nossa oligarquia paulistana parece sofrer uma derrota nas urnas!



Há décadas o Tucanato governa o Estado de São Paulo. Não espero que esse ou aquele candidato vença, só não concordo que essa oligarquia Demo-Tucano perpetue por mais tempo, porque não são de "coronéis" que precisamos, esperamos por líderes que preservem igualdade em oportunidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário