quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Transgênicos: um problema não resolvido


No Brasil, o uso das sementes transgênicas provoca grande discussão na opinião pública. Trata-se de grãos geneticamente modificados com função de proteger as lavouras de pragas agrícolas, eliminando a necessidade do uso de agrotóxicos.

Ambientalistas de todo o mundo são contrários ao uso dos grãos geneticamente modificados, tendo em vista que não houve tempo suficiente para concluir se essas sementes podem  causar dano a saúde humana. Outro ponto em discussão é o poder de influência que multi-nacionais têm sobre os governos e sobre as sementes, sobre este último, os agricultores são obrigados a comprar as sementes exclusivamente de empresas como a Monsanto (multinacional dos EUA).

Vários países da Europa proíbem a comercialização das sementes geneticamente modificadas, já os que autorizaram, obrigam que conste  na embalagem do produto a  informação de que o produto contém transgênicos. É estranho que essas empresas briguem no âmbito jurídico que seja ocultada essa informação aos consumidores!

Receio que países pobres como o nosso, não sejam capazes de impor regras duras como as praticadas na Europa, e continuemos sendo vitimas do poder econômico dessas multinacionais. Se nada for feito, teremos prejuízos sérios, não só na qualidade de vida dos brasileiros, mas também no que diz respeito à saúde pública como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário