terça-feira, 28 de outubro de 2008

Nos falta um olhar crítico

Essa postagem é direcionada ao tema política. Circulou uma mensagem por e-mail há algumas semanas, antes das eleições municipais. Também disponibilizo seu conteúdo aqui. Já falei e repito, não sou Petista. Entretanto, não posso observar intolerância e preconceito, sem manifestar minha opinião sobre o assunto.


Imagina se o Lula tem "força institucional", capaz de calar todo o poder midiático do Brasil, é tolice ou má fé pensar nisso! Passar por cima da Globo?! A mídia mais poderosa do Brasil, são os patrões do Jabor! É muito fácil derrubar o Lula, brasileiros foram ludibriados nas eleições de 89 e Collor foi eleito, vocês lembram?



O tom golpismo sugere uma possível “ditadura Lulista"?! Acusações, a meu ver, infundadas e incoerentes, o que nos resta investigar essas afirmações é refletir. A Direita perde a calma quando estão fora do Poder. Lembro que com a reeleição do Lula em 2006, muitos cogitavam dividir o Estado Brasileiro em dois: Sul/ Sudeste e Norte/Nordeste. Um absurdo que a mídia tratou com naturalidade. Está clara a indiferença deles, com relação à soberania do povo em escolher seu representante político. A Bolívia passa por momento semelhante, apesar de ter o apoio do povo através de consulta popular, Evo Morales ainda sofre com a Direita de lá, que defende a idéia de divisão do país.

O e-mail relaciona AI-5 (Ato Institucional Número Cinco) ao desemprego de Boris Casoy. É no mínimo insana fazer essa relação, os motivos que levaram a demissão desse jornalista, foram de caráter trabalhista (patrão e empregado), misturar a questões institucionais é leviano. Primeiro que a Record nunca foi aliada do Lula, e segundo o dono da emissora não aspira idéias esquerdistas. Certos setores contrários à ditadura militar de ontem, hoje são aliados. A coligação PSDB/DEM é exemplo disso, este último é o antigo Arena, partido da ditadura, incoerência não é verdade?!


Com relação ao Jabor, gostaria de deixar claro que processar judicialmente é mecanismo constitucional, procedimento legal para quem se sente prejudicado. Não me admira o “Sr. Jabor” possuir vários processos, conseqüência das suas frases difamatórias.


A liberdade de expressão defendida no e-mail, não passa da liberdade dos patrões de jornais, revistas e emissoras de TVs. Sempre gozaram de privilégios nesse país. Agora se sentem incomodados com o rumo que o Brasil segue. O que me faz pensar, que essa insatisfação da elite brasileira, tem um saldo positivo de fato para chegarmos numa democracia real. Porque até pouco tempo, eles davam risadas enquanto nós chorávamos.


Pensa diferente? Comente essa postagem, deixar seu recado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário